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Projetos

Publicado: Sábado, 22 Agosto 2020 21:31 | Última Atualização: Quarta, 07 Outubro 2020 19:55 | Acessos: 440

Dentre os projetos que o Grupo de Estudo e Pesquisa estudo e pesquisa em Leitura, Escrita e Alfabetização na Amazônia (LEIAA) desenvolve estão:

Projeto de Pesquisa: A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVA: CONCEPÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NO TRATO COM A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

A presente investigação tem, entre seus interesses, fortalecer os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa –LEIAA: Leitura, escrita e Alfabetização na Amazônia, liderado pela proponente deste projeto. Apresenta-se como continuidade de pesquisa anterior realizada pelo Grupo no biênio 2018-2020, na Universidade Federal do Pará, e tem como propósito verificar como professores em formação inicial do curso de Pedagogia da UFPA, na avaliação de produções textuais utilizada em escolas dos anos inicias, manifestam suas concepções, análises e proposições sobre o ensino de produção de texto na Escola dos anos iniciais. Para discutirmos sobre concepções, análises e proposições de futuros professores no trato com a escrita de crianças em fase de alfabetização, tomando como base atividades de escritas espontâneas das crianças, é interessante que deixemos claro que adotaremos nesse trabalho uma concepção discursiva de alfabetização.
Coordenadora: Selma Costa Pena

 

Projeto de Pesquisa: MODOS DE APRENDER, MODOS DE ENSINAR: O LUGAR DA CULTURA ESCRITA EM UMA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS.

A presente investigação tem, entre seus interesses, fortalecer os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa – LEIAA: Leitura, escrita e Alfabetização na Amazônia, liderado pela proponente deste projeto. Dentro da temática da formação de leitores o grupo propõe para o biênio 2018-2020 investigar aspectos relativos ao lugar que a cultura escrita ocupa em uma escola pública municipal dos anos iniciais na cidade de Belém visando contribuir tanto para a compreensão de como as crianças aprendem a escrever quanto para a formulação de propostas de trabalho com a escrita pelos professores, entendendo por cultura escrita como “o lugar – simbólico e material – que o escrito ocupa em/para determinado grupo social, comunidade ou sociedade” (GALVÃO, p.21, 2010). A investigação será desenvolvida por meio de uma pesquisa-formação (ANDRADE, 2014) envolvendo alunos da graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará e professores, coordenadores pedagógicos e alunos da escola. Refletiremos sobre questões teóricas e práticas envolvidas no processo de ensino e de aprendizagem da escrita já que os modos de aprender das crianças estão intimamente ligados também aos modos de ensinar dos professores. Tomando os textos das crianças como corpus da pesquisa discutiremos aspectos referentes à qualificação da prática docente de professores que já atuam na docência e daqueles que iniciarão em breve, os desafios e dilemas mais frequentes em relação à cultura escrita que esses professores enfrentam e poderão enfrentar no aprender a articular seus saberes disciplinares à realidade do cotidiano, a gestão da sala de aula, a refletir sobre sua prática e outras questões que ficam no entorno da ação docente institucional.
Coordenadora: Selma Costa Pena

 

Projeto de Pesquisa: LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA.

A presente investigação teve, entre seus interesses, fortalecer os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa – ECOAMAZÔNIA que desenvolve atividades de pesquisa e extensão desde o ano de 2008. A pesquisa LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA se propõe a compreender, em contexto específico, as práticas de letramento acadêmico dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, e as diversas interações que estes estabelecem com os diferentes gêneros textuais e seus mediadores. A metodologia adotada para este estudo inclui a aplicação de questionário aos alunos que visa traçar um perfil sociocultural e leitor dos alunos do curso de Pedagogia da UFPA, assim como, a realização de círculos de leitura, trabalhando com múltiplos letramentos. A problematização recai sobre questões teóricas e práticas envolvidas na leitura no contexto acadêmico, centrando o enfoque na relação entre o texto (de diferentes gêneros e suportes), o aluno e seus mediadores (professores). Investigam-se, assim, aspectos referentes à circulação, recepção e mediação de diferentes materiais de leitura no curso de Pedagogia da UFPA. A pesquisa pretende, também, em seus desdobramentos, propor estratégias de trabalho com os gêneros textuais do domínio acadêmico-científico, com o objetivo de colaborar para uma reflexão dos professores sobre sua prática em sala de aula e a formação de leitores no curso de Pedagogia.
Coordenadora: Selma Costa Pena

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