Pesquisadores
Selma Costa Pena (Líder) Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Mestrado em educação (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Professora da rede pública de ensino no período de 1988 a 1996, atuando como formadora de professores dos anos iniciais e professora alfabetizadora de crianças e adultos. Desde o ano de 1997 é docente na UFPA. Faz pesquisa na área de formação de leitores. Alfabetização, leitura e escrita. Tem experiência na área de ensino e aprendizagem de linguagem nos anos iniciais e na Educação infantil, atuando principalmente nas discussões sobre leitura, alfabetização, história do leitor e formação docente |
|
Viviane Gislaine Caetano Auada Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará ICED/UFPA. Possui graduação em Letras - Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná - INSEP (2013). Pós-Graduação lato sensu em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pelo Instituto Paranaense de Ensino (2012). Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná - INSEP (2014). Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial pelo Instituto Paranaense de Ensino (2015). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019). (Texto informado pelo autor no lattes). |
|
Adriana do Socorro Silva Quadros Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Especialista em Educação Especial com ênfase em Inclusão. (Texto informado pelo autor no lattes). |
|
Douglas Almeida de Oliveira Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Especialização em Língua portuguesa e Literaturas pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) e especialização em EJA para juventude pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência na área de Linguagem, com ênfase na formação de professores alfabetizadores dos anos iniciais em turmas multisseriadas nas escolas do campo, por meio do projeto escola da terra, das águas, das florestas e quilombolas. Atua como professor colaborador desde 2014 no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Compõe bancas de avaliadores da prova de redação do ENEM desde o ano 2013 até os dias atuais. Trabalha como professor de Língua Portuguesa e redação em curso preparatório para o ENEM. Possui experiência na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, gêneros do discurso, ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, avaliação e elaboração de materiais didáticos. (Texto informado pelo autor no lattes) |
|
Herika Socorro da Costa Nunes Possui graduação em Letras pela Universidade da Amazônia, Especialização em Linguística pela UFPA, Mestre em Educação pela UFPA e Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. É professora da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área da Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: letramento - currículo - formação de professores, linguística, educação, letramento do professor e ensino. (Texto informado pelo autor no lattes). |
|
Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe Mestre em Educação (UFPA). Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA) e em Comunicação Social - Jornalismo (UFPA). Especialista em Língua Portuguesa - Uma abordagem Textual (UFPA). É integrante de Grupos de Pesquisa que realizam estudos sobre leitura e letramentos. Atua nas áreas da Educação, dos Estudos da Linguagem e da Comunicação Social. (Texto informado pelo autor no lattes). |
|
Jheicica de Melo Fortes Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. |
Estudantes
Adrielle Cardoso Braga Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará . Membro voluntária do Grupo de Estudos e Pesquisas LEIAA. (Texto informado pelo autor no lattes). |
|
Sara Brenda da Conceição Moreira |
|
Atualmente é aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. |
Redes Sociais